domingo, 27 de novembro de 2011

Moqueca de Surubim

Ontem descobri um lugar MARA pra comprar peixe, na Av. Constantino Nery, perto do Millenium Shopping aqui em  Manaus. É um tio muito atencioso e simpático que vende de tudo, já em filés, muito limpinhos, empacotados e congelados (até carne de arraia e de tartaruga). E o almoço de hoje pedia praticidade em um prato saboroso!




Pseudoplatystoma corruscans, também conhecido como surubim ou pintado, é um peixe de carne saborosíssima e muito prático de se preparar por causa da quase ausência de espinhas. Para este prato, pode ser utilizado em postas ou em filés. E claro, pode ser substituído por outro peixinho que você tiver aí, ou mesmo por frango. Um camarãozinho também vai bem!

Existem várias formas de preparar moqueca, paulista, nordestina, etc. Aí você adapta para o seu paladar. À moda da casa (da minha, rss), você pega uma moquequeira (ou uma frigideira mais alta, ou uma panela mais baixa), coloca um fio de azeite e constrói camadinhas dos seguintes ingredientes: 

Nesta ordem:
- Cebola em rodelas
- Pimentão em rodelas
- Tomate em rodelas
- Filé de peixe (previamente temperado com limão e sal)
- Mais cebola, mais pimentão e mais tomate.

Aí você cobre tudo com leite de coco e coloca por cima de tudo algumas (poucas) colheres de azeite de dendê. 10 minutos com a panela tampada e está pronto. O perfume que vai ficar na sua cozinha é incrível! Salpique por cima: cebolinha, salsinha, alfavaca ou coentro fresco; sirva com arroz branquinho e uma pimenta da boa.

Resumindo: temperou o peixe, cortou os vegetais em rodelas, montou as camadas na panela, cobriu com leite de coco e azeite de dendê e foi!

Dicas:
* Eu gosto de colocar um salzinho entre uma camada e outra pra temperar bem os vegetais, mas é opcional.
* Em vez de coentro fresco, você pode usar as sementinhas de coentro, colocando no início da receita e não na finalização.
* Pode usar pimentão verde, amarelo, vermelho... quanto mais colorido, melhor.
* Você pode acrescentar a esta receita: camarão, lula, castanha de caju...

 Bom apetite!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Quiche de brócolis


Boa noite pessoas!!

Tenho para hoje uma receita deliciosa de quiche.
Meu caso de amor com os quiches, surgiu da enormeee preguiça que eu tenho em fazer a tampa do empadão, e a adoração do meu marido por eles (empadões), então tive que improvisar para poder agradar "gregos e troianos"...kkkk.
Esta receita fiz meio que no susto, com resto de massa e resto de recheios dos quiches que fiz pro aniversário da minha mãe, e acreditem, deu super certo
. Espero que gostem.
Ingredientes:
Para a massa:
750g de farinha de trigo;
200g de banha de porco;
100g de manteiga com sal;
3 gemas pen
eiradas;
1/4 de um copo americano de água beeem gelada;
Sal.

Para o recheio:
1 cabeça de brócolis média (eu usei o japonês),
1 caixa de creme de leite;
1 copo de leite;
200g de queij0 mussarela ralado,
sal a gosto;
Pimenta do reino à gosto;
3 ovos.
Preparo da massa:
Em um recipiente misture, a farinha de trigo, a banha de porco (gelada), a manteiga (gelada) e o sal, misture bem, até formar uma farofa úmida..(Atenção: É imprescindível que os ingredientes da farofa estejam gelados.) Em seguida misture as gemas e a água gelada (misture bem) e despeje sobre a farofa feita anteriormente..Mexa a massa com as mãos, até ficar uma massa bem homogênea e que a mesma desgrude totalmente das mãos, se isso não acontecer, vá acrescentando trigo aos poucos..e se perceber que a massa está muito seca, acrescente um pouco mais de manteiga...depois de pronta, leve a geladeira e deixa por pelo menos 10 minutos, principalmente se for em dia de muito calor.

Preparo do recheio:

Abra a massa que estava reservada na geladeira em uma forma para quiche ou na forma redonda que tiver disponível em casa. Cozinhe o brócolis (deixe-o "al dente"), depois de cozido pique-o e deixe esfriar. Misture o creme de leite, o sal, leite, os ovos, pimenta do reino e misture bem, faça uma cama com o brócolis e o queijo ralado sobre a massa que estará aberta na forma e despeje a mistura.Leve ao forno pré-aquecido , numa temperatuda de 200 graus, deixe por volta de 20 minutos, ou quando perceber que o recheio está firme e "dourado".
Sirva com saladas e muiiiiiiiiito bom apetite.

P.S:. Se eu não estiver sendo clara, ou se eventualmente surgirem dúvidas com relação as minhas receitas, por favor deixem comentários que respondo prontamente.
Beijinhos e boa noite.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Escabeche de sardinha.


Estou aproveitando o silêncio e a inspiração para postar mais delicinhas e ficar em dia com o blog.
Meu marido tem muitos amigos que trabalham com pesca, e cada vez que um deles chega, sempre vai apanhá-los no porto..e isso sempre mantém nosso freezer lotado de peixes e outros frutos do mar, e é tanto que preciso ser criativa para preparar tudo sem ser repetitiva, fugindo do peixe frito ou assado.
Para quem gosta de muito tempero e de peixe, a receita é um prato cheio, sem falar que na minha modesta opinião é delicioso. E pensar que tem muita gente que não dá valor as pobres sardinhas, é porque não imaginam do que elas são capaz. Chega de papo, vamos a receita.

Ingredientes:
1kg de sardinhas limpas,
2 cebolas cortadas em rodelas;
3 tomates cortados em rodelas;
2 pimentões verdes cortados em rodelas também;
3 folhas de louro,
6 dentes de alho cortados, adivinhem? Em rodelinhas;
Cheiro verde à vontade;
1 copo de azeite;
1 copo de vinagre;
Pimenta do reino à gosto;
Sal à gosto.

Para o preparo:
Em uma panela de pressão faça uma camada de cebolas, tomate, pimentões e sardinhas e vá montando as camadas sucessivamente, finalize com a camada de cebola, tomate e pimentões e só então acrescente o alho, o sal, pimenta do reino, cheiro verde picadinho,as folhas de louro, o azeite e o vinagre, se preferir mais azedinho coloque mais vinagre, fica a seu critério. Ah! Se não gostar do pimentão também pode tirar..mas acredite! Faz toda a diferença...NÃO VAI ÁGUA...Feche a panela de pressão e leve ao fogo, depois que começar a "chiar", conte 30 minutos e desligue. Só abra a panela depois de totalmente fria, portanto desligue e esqueça dela, até que esteja fria, se abrir antes o peixe se desmancha.
Eu usei torradas para servir, mas isso fica a seu critério..é só usar a imaginação.

BOM APETITE!

Obs: Há quem diga que o nome desta receita não é escabeche, pq dizem que o escabeche e preparado com molho de tomate... mas esta receita me foi apresentada assim, como escabeche...Porém tenham a certeza de que o nome é o que menos importa..rs
Beijinhos.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Molho de iogurte para salada.



Boa noite, pessoas queridas!
Estava aqui aproveitando os raros momentos de silêncio em casa e revirando os meus feitos culinários, então achei uma receitinha bem básica e beeeeem delicinha para compartilhar.
Espero que gostem...Mãos a obra?
Ingredientes:
1 copo de iogurte natural;
suco de meio limão;
1 fio de azeite de oliva (eu coloco mais, fica ótimo);
meia colherinha (pequena) de pasta de alho;
pimenta do reino;
sal a gosto.

Preparo:

Sem crise nem mistério, é só misturar todos os ingredientes..eu costumo colocar para gelar e só então colocar na salada de sua preferência...eu coloco na de alface americana, tomate, cebola, brócolis e couve flor...FICA DEMAIS! E foge totalmente da mesmice do vinagre, azeite e sal, sem falar que é infinitamente mais saboroso.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Docinho de leite ninho




Olá pessoas, queridas!
Andei meio sumida, porque estava na dificuldade para variar...aniversário da afilhada, filho doente, aniversário de mãe e mãe doente, resumindo, sem tempo pra nada.
Hoje o que tenho é uma receitinha super simples e delíciosa, que vai muitíssimo bem nas festinhas da pimpolhada...rende muitó, é super fácil de fazer e o melhor, fica uma delíciaaa!
Vamos lá?
Ingredientes:
1 lata de leite em pó;
500g de açúcar cristal;
1 garrafinha de leite de côco (200ml).
Preparo:
Em um refratário, coloque todos os ingredientes. Misture bem, com as mãos mesmo..sem medo de ser feliz. Depois de bemmm misturado, mas bem misturado mesmo, leve a geladeira e deixe por pelo menos 10 minutos. Depois e só enrolar e passar no açúcar cristal.
Esta medida que passei, rende mais de 100 bolinhas.
A criançada vai adorar e as mamães também.
Beijinhos.

Massa caseira

É mais fácil do que você imagina!


E tão mais saboroso... depois que você começa a produzir sua própria massa, aquelas do supermercado perdem totalmente a graça. Let's go... ou... andiamo!

3 ovos
3 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
e só!

A proporção é sempre 1 ovo para 1 xícara de farinha de trigo, podendo aumentar a receita como quiser, sempre obedecendo à proporção. 

Os ovos são misturados à farinha de trigo, podendo esta ser branca ou 50% integral (se colocar mais do que a metade da receita de farinha integral, a consistência da massa muda, não recomendo). Misturou tudo? Ficou seca? Molha a mão em um pouco de água e continua misturando. Nada de colocar água direto na massa. Também não precisa sovar, é só misturar e pronto. Pronto? Põe num pacotinho plástico e deixa descansar por meia hora. Não tem segredo!


Depois de meia hora a massa vai estar no ponto para ser trabalhada. Ah, dá trabalho? Não! Quer dizer, só um pouquinho, mas vale a pena, não desista de ler por aqui. Polvilhe farinha de trigo em uma superfície lisa para a massa não grudar (pode ser a mesa, bancada, ...). Divida a massa em bolinhas e vá esticando-as com um rolo ou na máquina de macarrão. Estique até a espessura que você deseja para a sua massa. 


Depois, se quiser, é só cortar no tamanho e formato que desejar, com uma faca ou na própria máquina de macarrão. Não se desespere se não ficarem padronizadinhos pois a graça da massa caseira é justamente essa. Neste dia, eu fiz talharim para o almoço e guardei um pedaço da massa esticada mais fininha, que foi usada mais tarde pra fazer aqueles pasteizinhos recheados que tiveram como destino uma bela sopa. 

É isso!

Resumindo: 1 ovo + 1 xícara de farinha de trigo + pitada de sal + mão molhada na água. Estica, corta e cozinha ou congela. 

Esta massa pode ir direto para uma panela bem cheia de água fervente, pode ainda ser congelada pré-cozida ou crua. Serve para o talharim, para uma lasanha, para fazer tortei, massinhas recheadas e o que mais a criatividade permitir. 



DICA IMPORTANTE!!! Para cozinhar massas, use uma panela grande bem cheia de água, mais ou menos 1 litro de água para cada 100g de massa. NÃO coloque óleo ou azeite na água, pois a massa absorve e pode ficar pesada. Confie em mim, cozinhando em bastante água, o amido que a massa solta se dilui mais e a massa não vai grudar. 


Buon appetito!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pastel de Banana (Bananinha)

A receitinha que eu acabei de fazer, e resolvi compartilhar, é aquela que você inventa na hora, apenas com algumas memórias afetivas da infância... quis compartilhar com vocês, pois nem só de pesos e medidas são feitas as receitas deliciosas... aqui, tudo vai a gosto!


Histórinha pra boi dormir:
De onde eu vim bananinha é meia banana coberta com massa de bolinho de chuva, frita e enrolada no açúcar e canela...
A poucos quilômetros dali, bananinha é o que eu conhecia como pastel de banana...
Clica na imagem que ela fica grande e dá mais vontadinha!

Então... aí vai uma dica para um café da tarde/noite, quando bate aquela lombriga, e pão com margarina não é bem o que você quer para acompanhar o café.
Na verdade eu queria a bananinha original, aquela com gosto de infância, mas acabou o trigo, e tinha massa de pastel...

Vamos à receita:

Ingredientes:
Banana
Limão
Açúcar
Canela em pó
Massa de pastel

(como assim tudo sem medida???)

Primeiro, depende do tamanho da banana,
limão vai uma raspinha da casca e um pouquinho do suco
Açúcar eu coloquei uma colher de sopa (mas vai do gosto do cliente)
canela foi 1 colher de chá (mas também vai do gosto de cada um)
Massa de pastel, depende de quantos, e qual o tamanho do pastel


Pronto... receita falcatrua (aposto que pensaram isso)
O Segredo aqui é provar enquanto tá fazendo... nham! nham!

Bom, para 5 pequenos pastéis de aprox. 7cm de largura (foto), eu usei 1 banana branca, picada em cubos, acrescentei uma colher das de sobremesa de suco de limão (há quem goste mais, há quem goste menos) o açúcar e a canela... mexi bem... fica um creme delicioso, dá vontade de comer assim mesmo...
Usei massa de pastel em rolo, porque acho fofo mini-pasteis.
a medida da massa é uns 7cm por 10 ou 12 cm (aberta, quando fecha fica 7X5).
 Coloque o creme num dos cantos. molhe os dedos e passe na borda da massa, depois é só usar o garfo para fechar...
Fritar em óleo não muito quente (tirar do óleo e colocar sobre um - ou vários- guardanapo) e degustar. De preferencia na frente da TV!
 (caso ache que está diet/light demais... faz uma misturinha de açúcar com canela, e joga por cima com os pasteis ainda quente)


(Eu estou comendo o último agora mesmo - e melando o teclado, o mouse, a caneca, mas feliz da vida :-P)

Quié? tô de TPM e não tem chocolate!!!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Carne Assada de Panela

Buenas viventes!

Me desculpem o desaparecimento... é que finalmente acabei a minha dissertação, perdi 1 dia imprimindo, e mais 5 tentando entregar para todos os membros da banca...

Receitinha de hoje é a prometida, com contribuição de minha mãe Márcia que sempre faz um pouquinho a mais e congela para a filhinha querida dela poder assaltar e levar para casa:


"Carne de Panela da Vó Argentina (adaptada pela mãe Márcia)

Ingredientes

1 kg carne bovina – (parte do boi Tatu ou Lagarto); nada de tentar caçar bichinhos inocentes
1 colher (de sobremesa) de tempero completo;
1 colher de chá de sal;
100 mL de óleo, (poderá ser a metade de soja e outra de oliva ou girassol, ou...);
50 mL de vinagre;
1 cebola grande (fatiada);
3 dentes de alho, cebolinha, salsinha, tomate a gosto, (batido no liquidificador ou picado);
1 colher de massa de tomate (caso não tenha colocado tomate);
Água;
1 batata grande (descascada e cortada em cubinhos);
Orégano ou ervas finas, ou alecrim.

Modo de preparar
(Sempre que for acrescentar um ingrediente, retire a panela do fogo e depois a retorne ao fogo)
1.       Massagear a carne com o tempero completo e o sal.
2.   Em uma panela colocar o óleo e aquecer por +ou- 1min, juntar a carne para cauterizar (refogar), até ela começar a querer queimar. (essa queimadinha é o que dá o toque todo especial)
3.       Com uma faca faça pequenos corte, na carne;
4.       Juntar a cebola para refogar por alguns segundos; (conta devagar até 30)
5.       Juntar o alho, cebolinha, tomate e/ou massa tomate para refogar por +ou- 2 min;
6.       Juntar o vinagre e misturar bem tudo;
7.       Juntar batata (ela vai desmanchar e deixar o molho encorpado);
8.       Acrescentar água até cobrir a carne.
9.       Deixe cozinhar até reduzir o molho. O tempo depende do fogão – leva de 1:30 a 2h;
 (Pode colocar na pressão também, daí o tempo diminui )

10.   Acrescentar mais água, (dependendo da quantidade de molho que deseja)  (Aqui pode acrescentar mais uma batata, pois aquela primeira já desmanchou)
11.   Com um garfo fure a carne e veja se está a seu gosto.
12.   Pronto é só saborear.
13.  Depois de cortada e com o molho poderá ser acrescentado, salsinha, queijo (parmesão, provolone, prato...) ralado. Aqui vale a criatividade.

Rendimento 6 pessoas

Agora só falta aquela farofa de soja texturizada (essa receita fica pra próxima).



 Arroz, salada de folhas e maionese caseira acompanham muito bem!!!


Custo aproximado da Carne de Panela (em Santa Catarina) Participação especial do meu pai (Romalino), que fez as contas dos custos da Carne de Panela (notem que até a água está no orçamento)
1 Kg carne bovina – parte do boi Tatu ou Lagarto;
 R$   15,00
1 colher (de sobremesa) de tempero completo;
 R$     0,10
1 colher de chá de sal;
 R$     0,05
100 mL de óleo, (poderá ser a metade de soja e outra de oliva ou girassol, ou...);
 R$     0,70
50 mL de vinagre;
 R$     0,15
1 cebola grande (fatiada);
 R$     0,20
3 dentes de alho, cebolinha, salsinha, tomate a gosto, (batido no liquidificador ou picado);
 R$     0,50
1 colher de massa de tomate (caso não tenha colocado tomate);
 R$     0,15
Água;
 R$     0,10
1 batata grande (descascada e cortada em cubinhos);
 R$     0,20
Orégano ou ervas finas, ou alecrim
 R$     0,20
Total
 R$   17,35
Rendimento 6 pessoas

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Pão de aipim!!


Boa noite pessoas!! aki em casa nos feriados e finais de semana sempre rola um pão caseiro feito por mim... então segue ai receita!!
1 envelope de fermento biológico seco;
500 gr de aipim cozido;
2 ovos;
4 colheres de açúcar;
1 xícara de óleo de soja;
1 xícara de leite;
Farinha de trigo até o ponto;
Modo de preparo:
Misture o fermento com açucar e em seguida acrescente o leite (morninho), reserve.
No processador de alimentos, coloque o óleo, os ovos e o aipim cozido, deixe moer até ficar um creme homogeneo...
Verifique se o fermento já dobrou de tamanho, acrescente o creme de aipim, misture. Em seguida, vá acrescentando o trigo até o ponto q a massa solte das mãos. Deixe a massa descansar até dobrar de tamanho. Em seguida divida em formas individuais, espere aproximadamente meia hora, e leve para assar em forno pré aquecido por 45 minutos em 200°C.

domingo, 13 de novembro de 2011

Mingau de tapioca

O café da manhã parece ser a refeição mais importante do dia para o amazonense, e assim deveria ser em todo lugar. Nas casas, padarias, lanchonetes e barraquinhas de rua, encontramos mesas fartas com bolos de milho e macaxeira, tapiocas recheadas ou só na manteiga, sanduíches de tucumã com queijo coalho e banana frita (o famoso x-caboquinho), banana/macaxeira/cará/cará roxo cozidos, sucos, vitaminadas e abacatadas. Também figuram os mingaus, sejam de farinha láctea ou de tapioca. 

 Para fazer a delícia do post de hoje, você precisa:
- Deixar de molho por, no mínimo, 2 horas ou da noite pro dia: 1 xícara de farinha de tapioca em 3 xícaras de leite. Se quiser aumentar a receita, faça sempre nesta proporção, pois a tapioca absorve o leite e incha, se colocar pouco leite, fica ressecada.
- Após hidratar a farinha de tapioca, bater a metade dela no liquidificador com 1/3 de lata de leite condensado e mais 1/2 xícara de leite (caso esteja muito seca). 
- Colocar em uma panela: o creme batido no liquidificador e a outra metade das bolinhas reservadas. Cozinhar por uns 5 minutos em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. 

A farinha de tapioca são estas bolinhas no pacote, diferente da goma de tapioca, que eu explico outro dia.

Dicas: 
- Você pode brincar com a consistência do mingau, reservando um pouco mais ou um pouco menos das bolinhas hidratadas, ou mesmo, bater tudo no liquidificador para obter um creme homogêneo. 
- Adicionar leite de coco e coco ralado também fica uma delícia.
- O melhor mingau de tapioca que já comi foi em uma lanchonete da UFAM, servido quentinho com banana  picada dentro. Mas já comprei um muito bom de um daqueles tios que carregam uma garrafa térmica na garupa da bicicleta e vão servindo mingau por aí (eu ♥ comida de rua).
- Este mingau também é usado para sorvetes e picolés, fica mara!

Bom domingo!  

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Baião de dois

Aqui em casa gostamos de levar nosso próprio ranguinho pra comer no trabalho, mas a correria das últimas semanas não tem permitido que eu sequer chegue perto da cozinha (a não ser pra buscar água ou montar um sandubinha rápido). 
Hoje acordei muito cedo por conta de um celular pedindo bateria e não consegui pegar mais no sono. Como o estômago também não anda feliz por conta das diversas tapeações ingeridas, resolvi vir pra cozinha e fazer aquela quentinha amiga pra levar.

No menu hoje: baião de dois! 

Na panela de pressão por 15 min:
- 2 xícara de feijão fradinho
- 2 folhas de louro
- cebola e alho miudinhos
- pimenta do reino
- carninhas diversas a gosto (aqui pode entrar carne seca dessalgada, calabresa, etc.) ou dois tabletes de caldo de bacon

Abrir a panela de pressão quando o feijão ainda não estiver totalmente cozido e corrija o sal, se for necessário. Adicione 2 xícaras de arroz e deixe cozinhar com a tampa da panela aberta até que ambos os grãos fiquem macios. 

A finalização é por conta do freguês. Aqui no Amazonas usa-se colorau e cheiro-verde (coentro) e não vai carne,  pois o baião é servido com vatapá e peixe frito. Em Minas e no nordeste, costuma-se adicionar cubos de queijo minas ou coalho, que meio que derretem e unem todos os componentes do prato. Aqui foi pra marmitinha com um franguinho, farofa e saladinha. :)

Dica: há quem prefira cozinhar cada item (arroz, feijão e carnes) em panelas separadas e depois juntar tudo. Bom também. 

domingo, 6 de novembro de 2011

Cookie de Ovomaltine

Buenas viventes!

Hoje estou com uma vontade incrível de comer doce, sabe aquela gula de domingo?
Fazer o que se eu fui criada tendo sempre um bolo no café da tarde de domingo, mas como hoje estou extremamente atarefada, não vai dar pra fazer nada, apenas para passar uma receita pra deixar todo mundo com "as bicha" atacada!

Cookie de Ovomaltine (olha ele de novo!!!)

Ingredientes:


100g de manteiga em temperatura ambiente (quando compra em tablete fica fácil, fácil saber)
3 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de chá de Ovomaltine (lindo, delícioso, nham!)
1 colher de sobremesa de fermento químico (aquele de bolo)
2 xícaras de chá de trigo
e um tanto bom de açúcar para enrolar os cookies para assar

Ao trabalho! - ligue o forno a 180ºC, pra rolar a pré aquecida básica
(favor não alterar a ordem de entrada dos ingrediente, pode não dar certo - vai por mim!)

*Bata a manteiga com o açúcar até formar aquele creme "dilíça". (na batedeira ou na mão, tanto faz)
*Depois do creme homogeneo adicione os ovos, e bate... ficou lindo? então...
*Acrescente o Ovomaltine e o fermento... mexe que mexe
* Agora acrescente o trigo aos poucos, até formar uma massa que desprenda das mãos (nessa hora, com a mão bem limpinha, pode colocar a mão na massa, de verdade! é divertido!)


Modele as bolinhas (dá em torno de 40)
passe no açúcar, (tipo enrolar brigadeiro)

E numa forma untada e polvilhada com um pouco de açúcar, colocar as bolinhas, dando um espaço de 2cm entre elas,
Dê uma apertadinha em cima da bolinhas (não precisa achatar muito)
E leve ao forno pré-aquecido a 180ºC
Asse por 10 minuto (sim, sim é rapidinho, a coisa mais querida!)
Cuidar bem esse tempo para ficar crocante por fora e úmido por dentro!


Dicas da Cris:


*Dá para fazer com margarina, vi em algum lugar que 100g de margarina é igual a 6 colheres de sopa, e meia, quase inteira (mais ou menos hahaha)
considere que cada colher de margarina dá uns 15g, para 100 = 6 colheres + 10g

*Não precisa fazer bolinhas grandes porque eles se esparramam lindamente e ficam grandões
Como eles são quase todo de manteiga, ela derrete com o calor e as bolinhas se esparramam mesmoooo!
Eu acabei assando em duas partes, porque rende bem...

*Há quem enfarinhe a forma (com trigo), mas eu não quis ficar com o cookie enfarinhado :P
Na verdade um ou outro grudaram um pouquinho... mas é só tirar com amor e carinho que ele vem

*Espere esfriar bem antes de colocar num pote, pra não amolecer! Se der tempo de guardar!

Eu aconselho a fazer quando estiver sozinha(o) em casa... porque você vai querer comer tuuuudoooo sozinha (o), e se ninguém ver que tinha, não vão ficar bravos com você!


Vou voltar ao meu domingo estressante, mas com a certeza que deixei "alguéns" com vontades deliciosas!!!

ps.: Logo virá a "Carne de Panela da Dona Argentina (minha avó) aperfeiçoada por Dona Márcia (minha mãe)"
Aguarde e confie!

Filé de pirarucu com farofa de pinhão

Ou: almoço norte e sul.

O pirarucu (Arapaima gigas) é um peixe da bacia amazônica, de até 3 metros e 250kg. Em função da pesca predatória e da modificação do ecossistema, a população natural tem diminuído, sendo restrita a pesca durante o período de defeso. Além disso, existem criadores autorizados pelo IBAMA. Queremos acreditar que cada grama de peixe que compramos na feira/supermercado, provém do manejo sustentável. 
Tem grande quantidade de carne, tenra, extremamente saborosa e quase sem espinhas. Do simples filé na chapa aos pedaços secos vendidos como "o bacalhau da Amazônia", o sabor é inigualável. 

Já o pinhão é a rica semente da Araucaria angustifolia, espécie nativa do sul do Brasil que infelizmente figura nas listas de espécies ameaçadas de extinção, também em função da destruição do seu ecossistema. Possui um sabor único e pode ser utilizado em uma variedade de pratos. Tenho uma ligação afetiva muito grande com esta espécie, por trazer lembranças da minha terra e da minha infância. O bacana é separar para plantar alguns pinhões de cada quilo comprado para comer.

A receita a seguir é contribuição da amiga esfomeada Andressa, que soube muito bem unir em um prato, dois sabores incríveis separados pela geografia brasileira!


Pois bem, me apresentando como a esfomeada oficial (tou só eu ali o canto até agora!) e colaboradora esporádica deste blog, aqui está a minha contribuição. Assim como a Carol, por força do destino vim parar em Manaus e descobri a infinidade de sabores provenientes da Amazônia. Até que um belo dia desses, fuçando o que tinha na geladeira (final de mês!) pra fazer o almoço, criei um belo prato que uniu norte e sul: filé de pirarucu com farofa de pinhão!! Este pinhão tem história, minha mãe mandou de SC, tava na geladeira o maior tempão, cozinhamos outro dia e sobrou, aí, o que fazer??? Aí vai a resposta:


1 xícara de pinhão cozido e picado
2 colheres bem cheias de margarina
salsinha, cebolinha e sal a gosto
1 xícara de farinha de mandioca

Primeiro, derreta meia colher de margarina, refogue o pinhão com a cebolinha, salsinha e sal. Depois, acrescente o restante da margarina e quando derreter, adicione a farinha, mexendo sempre. Fica uma farofa úmida mesmo. 

Depois, é só temperar o filé de peixe, eu uso sal, limão e uma pitadinha de curry (devia morar na Índia, porque coloco curry até na pipoca!) e fritar em uma colherinha de margarina. Pra acompanhar, arroz (no meu caso é integral) e um suquinho! Bom apetite!






Dessa, eu fiquei na vontade e não resisti: hoje rolou filé de pirarucu aqui em casa também! O meu foi marinado por 15min em suco de meio limão, meia lima da pérsia, alho e sal. Frito em frigideira bem quente untada com óleo, finalizado com shoyu e servido com arroz branquinho.



sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Farofa de ovas!



Boa noite, pessoas queridas!!!



Hoje o dia começou tumultuado, o meu bebê mais velho madrugou eufórico, pq hoje era dia de festa de halloween na escola..Aí corre pra arrumar a fantasia, corre com os quitutes pra levar para a festa, almoço, filho mais novo com ciúme, depois leva pra escola, enfim o dia rendeu.



Mas mesmo assim estou empolgadíssima, afinal não é todo dia que posso colocar minhas receitinhas na mais absoluta paz e silêncio, já que, todos os homens da casa estão nanando. Não é demais? Escrever tranquila, sem ninguem gritando: "Manhêêêê", ou então o tradicional: "Amor, você sabe aonde está tal coisa?..Isso porque na grande maioria das vezes, a tal coisa está bem diante dos olhos do indivíduo...kkkkk..Não que eu não ame tudo isso tá? Mas é que as vezes um pouco de silêncio faz bem..kkkk.



Vamos à nossa receita? Para hoje eu reservei a farofa de ovas de peixe, aquela que eu fiz para ser servida junto com a abóbora do pecado (pecado da gula..rs).


Para os ingredientes:


6 ovas de peixe (eu usei ovas de abrotea, mas pode ser de outro peixe como tainha por exemplo);

3 colheres de manteiga;

2 xícaras de farinha de mandioca;

Açafrão, só para dar a cor amarelada à farofa;

1 cebola média;

1 colher de pasta de alho;

Sal à gosto;
Cheiro verde a gosto (salsinha e cebolinha).


Para o preparo:


Cozinhe as bem as ovas com um pouco de sal, após o cozimento tire a pele delas e reserve (é meio chatinho, mas é indispensável para o resultado final). Pique as cebolas, e coloque na frigideira com a manteiga e o alho (pode ser azeite viu?), deixe fritar, quando as cebolas estiverem douradas, acrescente as ovas, elas vão esfarelar, quando estiverem bem esfareladas, acrescente o cheiro verde, sempre mexendo, ok? Que é para não queimar nadinha. Em seguida coloque a farinha, o sal e o açafrão, vá misturando bem, se achar necessário acrescente mais farinha. Quando estiver sequinha, desligue o fogo e bom apetite!!



quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O tradicional e delicioso: Pudim de leite!!



Boa noite pessoas!!



Me inspirei na Cris que postou uma delícia de final de semana, e resolvi colocar a minha tb...Pudim de leite é uma sobremesa adorada pela grande maioria das pessoas...O pai da Aline por exemplo, ama o que eu faço... É simples, tá, eu sei..mas mesmo assim resolvi compartilhar a minha receita, o meu modo de fazer.



Let's go girls....


Para os ingredientes:


2 latas de leite condensado;

2 latas de leite (use como medida a própria lata do leite condensado)

5 ovos

Açúcar para a calda...e só...rs


Preparo:


Primeiro prepare a calda de caramelo, eu uso meio copo de açúcar, quando ele está quase todo derretido, antes que ele queime, coloco mais meio copo de água e fico mexendo até que ele tome consitência de calda...então despeje a gostosura em uma forma de furo no meio ..espalhe bemm por toda a volta da forma e reserve. Em seguida, misture as duas latas de leite condensado, as duas medidas de leite e os ovos no liquidificador e bata...eu deixo pelo menos uns 5 min, ou até ter certeza de que tudo está bemm misturadinho...adicione naquela forma de furo no meio que já está "hospedando" a calda de caramelo...feche a forma com papel alumínio, coloque sobre um refratário com água, iremos cozinhar em banho maria, e em seguida leve ao forno...Forno?..Sim, ao forno...eu costumo deixar lá por uma hora em uma temperatura de 250graus...mas para confirmar se já está cozido, coloque uma faca sem ponta, aquelas de manteiga sabe? Então, fure o pudim com ela, se sair limpa, então o pudim estará quase pronto. Leve a geladeira, e quando estiver totalmente frio, é só desenformar...


ATENÇÃO: Se estiver tendo dificuldades para desenformar a delícia, coloque a forma sobre uma outra com água quente e passe uma faca (com delicadeza por toda a lateral da forma), o caramelo derrete e o pudim solta todinho...fica lindoo, mas não dá pena de comer..kkk



Bom apetite pessoas!

Mojito

Boa noite meu povo!
Anda meio complicado para eu postar de dia, pelo simples fato de estar trabalhando na dissertação todas as noites...
Um dia indo dormir as 10:30 da manhã, e outros as 5:00...
Hoje foi um dia de alimentação nada glamurosa, aquele arroz basicão com alho e orégano, e um feijão congelado que roubei do congelador da minha mãe... pro café da tarde um bolo de pacote...
E pronto... nada de dificuldade! hahahaha

Mas vim aqui passar uma receita do que faço de melhor:
Drinks! (na verdade o que faço de melhor é beber eles...)

Pro verão que vem dando as caras aos poucos, a boa dica é o :...


MOJITO
Deliciosa bebida cubana!


lá vai a receitinha:  Para um copo de 400mL


* coloque 7 folhas de hortelã (um pouco mais, um pouco menos)
* meio limão cortado em duas partes
* 1 colher generosa de açúcar
* Macere bem com o socador (o açúcar ajuda a extrair bem o gostinho da hortelã)

* Agora acrescente gelo, bastante gelo (se tiver como fazer gelo picado fica uma 'diliça')
* 1 dose de Bacardi Superior (50mL)
* complete com água com gás
* mexa bem com uma colher longa
* enfeite com umas folhinhas de Hortelã

e é só beber, fica refrescantemente delicioso!!!

Dica da Cris:
* se não tiver dosador, 50mL é um copinho de café daqueles de recepção
* já fiz com outras bebidas, mas com Bacardi Superior fica Superior... entende?
* Se você não gosta de água com gás, não se preocupe, o gosto da água com gás some, e o gás dá um toque todo glamuroso e delicioso
* Dá para aumentar as proporções (no verão, na casa de praia, faço de litro) é só ir multiplicando, agregando e provando!
* é super fácil, mais fácil do que fazer caipirinha!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Boa noite!!

Ola pessoal, vim até aqui postar a receita de geléia de frutas....
Vamos lá!!
1 xícara de morango triturado, ou cortado em pedacinhos
1 xícara de açúcar
suco de meio limão
1/2 xícara de água
Em uma panela colocar o morango e água, cozinhar até q o morango fique macio, acrescente o açúcar e o limão e cozinhar até ficar no ponto desejado.... demora em média uns 40 minutos, para verificar o ponto desejado, basta pigar um pouquinho do preparado em uma superfície fria como o marmore ou mesmo sobre o alumínio da pia se tiver aparência consistente ta pronto!!
Dica: o morango pode ser substituído por outra fruta de sua preferencia... caso escolha usar uva ou outra fruta com semente, você deve cozinhar a fruta primeiro e esmaga-la com a mão ou com um espremedor de batatas, depois peneirar e fazer a geleia com aquele caldo....

Bolo de Ovomaltine

Boa tarde!


Hoje a receita é pra quem quer um café da tarde sensacional e muitos elogios!!! Afinal, com ovomaltine nada fica ruim (eu tenho uma receita de cookies de ovomaltine que é de comer de portas trancadas- babei só de lembrar)

Vão me dizer "mas que dificuldade é essa, usando ovomaltine em bolo???" Pois é, há tempos queria fazer uma nega maluca, mas achocolatado faz tempo que não entra na lista de compras (tá caro! tá caro!)
E dia desses revirando o fundo de uma gaveta, pra ver se achava uma lata de sardinha pra salvar o almoço (eu sou desempregada gente!),  eis que reluz aquela embalagem laranja escrito "Flocos Crocantes", do lado dele um pacote meio tímido de trigo, fermento, ovo tinha na geladeira e essas coisas que nunca faltam (depois desse bolo estão em falta - vou pedir bolsa família em breve!)

Eis a receita de hoje
Bolo de Ovomaltine


 o bolo fica um pouco menor que os outros, se quiser que fique alto, usar uma forma menor que a de costume


Ingredientes
1 e 1/2 xícara de açúcar refinado
2 ovos
2 xícaras de trigo
1 xícara de OVOMALTINE (nham!)
1 xícara de óleo (eu usei meia, porque o óleo acabou - deu certo!)
1 xícara de leite morno
1 colher (de chá) de fermento em pó

Modus operanti
ligue o forno para dando aquele pré-aquecida básica 180ºC
*  Bata os ovos na batedeira, e vá juntando o açúcar, e deixe bater  até formar uma massa ( enquanto isso: dê aquela untada e enfarinhada na forma amiga)
*  Depois junte o trigo e o ovomaltine (não se espante, vai ficar quase uma farofa)
* Com a batedeira desligada (ou em velocidade baixa) acrescente o leite morno  (eu não fiz isso e me respinguei um pouco)
* Deixa bater até ficar bem misturadinho (velocidade baixa, ou na mão mesmo)
* Misture o fermento, e mexa com uma colher, verificando se não ficou nenhum emboladinhos nos cantos da tigela.

Agora é só despejar na forma, colocar no forno e lavar a louça!
40 minutos a 180ºC (depois dos 30 pode ir dar uma espiadinha, e uma furadinha básica, quando o palito sair limpinho, tá pronto)


ps.: Fure em vários lugares do bolo para verificar se está pronto, os flocos crocantes derretidos podem sujar o palitinho, e dar uma falsa impressão que o bolo tá cru.

ps2.: Eu peneirei todos os ingredientes, mas não é necessário! (peneirar ovo é algo que ninguém merece)
Se for peneirar tudo, comece com os secos, se for peneirar o ovo antes do trigo, você vai querer me matar com a colher de pau!

Dica da Cris:
O meu bolo ficou baixinho (usei a forma nossa de cada dia), parecendo Brownie, ainda mais com os flocos crocantes levemente explodidos dentro da massa. Acredito que colocar ou nozes ou castanhas picadas dentro da massa ficará incrível!
Não fiz cobertura, mas pode fazer um brigadeiro mole de ovomaltine, ou normal mesmo.

Mas eu imaginei ele ainda quentinho com uma bola de sorvete de creme (ou de cupuaçú - pra quem pode)
hein? hein? hein?


Aqui em casa ele foi frio mesmo, com aquele cafézinho passado na hora 
A Avaliação aqui em casa foi "A dificuldade é parar de comer"


Espero que gostem da experiência... eu adorei!!!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Anéis de cebola.



Boa tarde, pessoas!






Nossa, essa coisa de blog me deixou tão animada, que já faço o almoço com a câmera fotográfica ao lado...rs.

Minha receita de hoje, é maravilhosa, e me foi passada pela minha gaúcha preferida (claro que a receita é do esposo, uma vez que ela não cozinha.) Jaque Selistre.


Na primeira ocasião em que preparei a receita, estava com o meu bebê dormindo, fiz sem pressa..então as cebolas ficaram perfeitas, desta vez, o sabor que é o que importa, ficou o mesmo...já o visual não..Mas, como todas sabem que cozinho na dificuldade e estou longe de ser uma chef, resolvi postar mesmo assim... Vamos lá?


Ingredientes:


2 cebolas grandes;

1 xícara de farinha de trigo com fermento;

1 lata de cerveja..(tem que estar geladíssima)

Um sachê de sazon..eu usei o para temperar legumes;

Cominho, pimenta do reino, sal..tudo a gosto...Ah! Hoje descobri que orégano na massa, também fica muitooo legal..rs.


Preparo:


Para preparar a massa, misture a farinha de trigo e os outros temperos secos, e só então vá adicionando a cerveja (lembrando que ela tem que estar muiiito gelada), pois a massa não pode ficar aguada e sim cremosa. Corte a cebola em rodelas, e desmanche em anéis...passe na massa e coloque na frigideira já com óleo bem quente(as cebolas tem que ficar imersas no óleo), quando a massinha estiver dourando, retire e coloque em um refratário com papel absorvente.

Obs: Se não tiver farinha de trigo com fermento, coloque o fermento a parte..algo entorno de uma colher de sobremesa.


Eu gosto de servir os anéis acompanhados por carne...hoje no caso, foi com carne assada de panela, arroz e salada...Fica uma delícia! Mas também ficam ótimas para uma reunião de amigos, para acompanhar a cervejinha gelada e o churrasquinho de final de semana...




Bom apetite!

Boa tarde povo!!






Minha primeira postagem!!

Olá, eu sou Aline e era a unica que não tinha postado nada até o momento... então vamos lá...... Adorei a idéia do blog, e o nome já diz tudo... cozinhar realmente é uma dificuldade, por isso requer dedicação!! A minha maior dificuldade sempre é administrar o tempo... uma vez q devo passar umas tres horas por dia dividas entre onibus e caminhadas de casa para o trabalho do trabalho para casa... essas viagens costumam acabar com as minhas poucas energias, mas quando me resta alguma eu costumo inventar alguma "arte" na cozinha da Rosemarie minha mãe, que é cozinheira de mão cheia!!

Faz pouco tempo q to me aventurando nas artes culinarias, mas o q me fez dar inicio nessa vida foram os famosos cupcakes.. sendo assim segue a receita dele para vcs!! Espero q gostem.


Receita Bolinho:

1 xicara de margarina

3 ovos

3 xicaras de açucar

Bater (na batedeira) bem até ficar bemm homogeneo

Acrescentar:

1 xicara de leite

3 xicaras de trigo

Bater (na batedeira) novamente até ficar bemm homogeneo, aqui pode-se acrescentar raspas de limao e açucar ou essencia de baunilha.

Acrescentar um colher de fermento e misturar manualmente com uma colher, sem usar batedeira... depois é só distribuir nas forminhas e assar em forno pré aquecido, geralmente leva de 25 a 30 minutos para estar no ponto!!

Depois de pronto vc pode rechea-los com um recheio de sua preferencia, eu costumo usar ganeche de chocolate, doce de leite ou geléia. Pode ainda, confeitar com chantilly ou pasta americana, ou simplismente jogar uma calda de chocolate ou outra de sua preferencia!!

Bom apetite...