domingo, 11 de março de 2012

Pão integral



Faz tempo que não passo por aqui, mas vocês já entenderam o lance, é cozinhando na dificuldade, e ultimamente tem faltado tempo e energia pra postar. Mas ontem eu resolvi fazer um pãozinho caseiro e liguei pra minha mãe, que me passou uma receita ensinada pelo meu tio. Compartilho então a receita de um pão integral saboroso, macio por dentro e crocante por fora, que até quem não gosta de coisas integrais, vai curtir!

Acrescente os ingredientes nesta ordem e vá misturando com uma colher grande, ou com a mão mesmo:

600g de farinha de trigo integral ou farinha de centeio
400g. de farinha de trigo branca
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (1 pacotinho e meio)
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
2 ovos inteiros (reserve 2 colheres da clara)
1 xícara de óleo
Água morna até dar o ponto

O ponto da massa é quando todos os ingredientes estão misturados e quase homogêneos, sem bolinhas de farinha ou fermento. Como o trigo integral ou centeio deixariam a massa mais ressecada, você vai acrescentando água até a massa fica mais úmida, "grudentinha" mesmo.  Aí deixa crescer até dobrar de volume, coberta com um pano de prato limpo. Cresceu, dê mais uma mexida nela para abaixar, separe em duas partes grandes e molde o pão no formato que quiser (fica legal também fazer vários pãezinhos pequenos). Coloque em uma forma untada e enfarinhada, faça uns cortes e deixe crescer mais uma vez. 

Aqueça o forno a 200 graus, passe por cima dos pães aquela clara reservada e salpique umas sementinhas de linhaça ou gergelindo. Asse até ficar douradinho e com a casquinha crocante. Se quiser casquinha macia, assim que os pães saírem do forno, cubra-os com um pano de prato e deixe esfriar assim.

Bon apetit!

Carol :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário