segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

"Picolé" de Melancia

Buenas!

A quantas anda o calor por aí?
Aqui está uma maravilha, pra quem tem piscina ou disposição de ir a praia ...
Pra quem fica em casa ou está trabalhando, uma dica para refrescar são coisinhas geladinhas, de preferência frutas, porque ninguém quer engordar por causa de comida no verão...
A gente só engorda por causa da cerveja, caipirinha, mojito, batidas....

Hoje não vou passar receitinha, vou passar uma diquinha (essa palavra existe???) bacana!
A dica de hoje é boa para quem adora melancia, mas não dá conta de comer tudo, e acha que as mini-melancias são absurdamente caras! (eu acho)
Além disso me parece divertido para fazer com (e para) a criançada (e adultos também)...

Na verdade a dica é de como conservar melancia por mais tempo, dizem que assim dura até 6 meses... (Eu não testei esse tempo todo ainda)

"Picolé" de Melancia
(olhando o esquema a baixo vai ficar fácil de compreender)

Antes de abrir a melancia é bom dar uma boa lavada nela, ninguém sabe se o feirante lavou a mão dele ;)

clica que a foto aumenta!
- Corte a Melancia, com casca, em triângulos (como os da foto)

- Espete um palito na casca (na foto é um garfinho de aperitivo)

- Enrole com papel filme de PVC (aquele que não pode faltar na cozinha, e te irrita na hora de cortar)

- E Leve ao freezer (pode ser dentro de um pote de sorvete... é mais uma barreira para que o picolézinho não pegue gosto de freezer)

(a casca serve para firmar o palito)

Como diria aquela propaganda "é só botar no congeladooooorrr e tá pronto o sovertinho!" (depois de no mínimo 2 horas)

Ok, sobrou melancia? ou faltou tempo (e paciência) para fazer 'picolézinhos' individuais???
Então é só cortar em pedaços do tamanho que quiser (agora pode ser sem casca)
e colocar num pote com tampa, ou uma tigela fechada com o filme de PVC, e levar a geladeira, desse modo a melancia não ocupa um espação, e dura uns 2 meses (segundo o que me contaram, eu não testei)
Ou então congela, da mesma forma que o 'picolé'... Na hora de comer é só esperar descongelar um pouco (ou não, vai da vontade do freguês)

Quem testar com outras frutas, manda como foi, e se fica bom!!

Fotos e dicas fornecidas por minha mãe Márcia!

(Minha mãe congela geléias e outros doces também, é o que tem na foto do congelador, não é feijão não, sempre tem algo que não é de fruta da época... deu saudade do doce de amorinha? tem no freezer! Deu saudade da Melancia??? terá no freezer!!!)

ps.: lembre-se que o que tem dentro da geladeira é o congelador (-5ºC), e não congela tão rápido quanto o freezer (-12ºC) que é aquele que tem em geladeiras biplex (de duas portas) ou apenas freezer.

Um comentário:

  1. Amei! Vou fazer. E me lembrei de outra dica que vi por aí, a caipilé: caipirinha de fruta com picolé dentro. Diver! (Carol)

    ResponderExcluir