segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Bolo de caneca no micro-ondas (Ovomaltine)

Primeiramente milhares de desculpas!!!
segundamente:

Buenas!!!

Então a quantas anda o verão?
Por aqui fazendo um calor danado dentro de casa, com direito a muitos mosquitos...
Não houve receitas de Natal/Ano Novo (da minha parte) porque tive que fazer os melhores momentos do blog pra família, e receita repetida não preenche livrinho... hehehe

E nos últimos dias tá complicado fazer alguma coisa, tá faltando tudo por aqui... até o gás acabou!!!

Mas como eu comprei trigo, resolvi fazer o clássico de domingo "Bolo na caneca..."

Eu tenho algo que eu trouxe lá da infância: "Domingo tem que ter bolo no café da tarde!!!"
Mas como domingo tem preguiça sobrando também... o negócio é apelar pro rápido e fácil!

A receita é fácil, rápida e indolor!
Para uma caneca grande (a receita original é para uma de 300mL, eu faço naquelas de sopa, pra não derramar, sim eu já derramei)
Não ficou tão bonito como costume, mas ficou uma delícia!

Bolo de caneca em 3 minutos


Ingredientes
1 ovo (pequeno)
4 colheres (sopa) de leite
3 colheres rasas (sopa) de óleo
2 colheres rasas (sopa) de chocolate (achocolatado) em pó
4 colheres rasas (sopa) de açúcar
4 colheres rasas (sopa) de trigo
1 colher rasas (cafézinho) de fermento químico

Modus Operanti
Bata primeiramente o ovo com um garfo, tudo direto na caneca, e depois vá acrescentando ingrediente por ingrediente e batendo com o garfo... Primeiro os líquidos, deixando por último o trigo (que tem que ser colocado aos poucos) e o fermento...


Coloca no micro-ondas por 3:00 minutos... e plim está pronto...


Eu aconselho a comer logo depois de pronto, esfria super rápido, então não dá dor de barriga por estar quente, e o meu costuma a ficar um pouco borrachudo depois de frio... (quero testar substituindo um pouco do trigo por amido de milho)


Dicas da Cris
- Como minha preguiça é pra lá de grande, eu não bato no garfo, eu uso a batedeira, com um batedor só...
bato ingrediente por ingrediente, e quando estou de bom humor, peneiro os ingredientes sólidos e o ovo. (o bolinho cresce mais e fica mais fofinho)

- No caso, eu não tinha achocolatado e fiz com Ovomaltine (aquele com flocos crocantes)

- O Ricardo gosta de rechear e fazer cobertura... fizemos com o que tem na mão, Doce de Leite, Nutella, Nutella genérica do Big (primeira foto) foi a escolhida de hoje... ficou dos deuses!!! ela é um pouco mais líquida, muito mais fácil de espalhar... uma maravilha!!!

ps.: Preciso confessar pq não ficou bonito, é que meus 2 fermentos químicos estão vencidos... eu até tentei, mas não cresceu lindo como de costume, nesses casos eu costumo substituir pela mesma quantidade de Bicarbonato de Sódio, mas acabou tb!


ps.2: Essa receita já está grudada na minha geladeira há eras, mas tem umas receitas que a Liã me mandou que estou louca pra fazer e postar aqui... 

2 comentários:

  1. Agora que estou de volta a vida com forno, micro-ondas e fogão a gás estou louca para testar váaarias receitas!
    Valeu o linkizinho ai! Já teve curiosos me visitando a partir daqui ;)

    ResponderExcluir