quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Costela na panela de pressão



Este ano não pude sentir o gostinho das férias, mas sei que será por um bom motivo. Portanto, a dificuldade de cozinhar por aqui continua sendo o tempo... como aqui levamos ranguinho de casa para almoçar no trabalho (porque comida de R.U. todo dia, no way), o esquema é cozinhar à noite (porém, nem sempre dá tempo, o cansaço às vezes não permite)... ou então, cozinhar nos finais de semana e armazenar em potinhos no congelador. Dessa vez, marido foi pilotar o fogão, produzindo uma costela deliciosa que meu pai e minha madrinha fazem.
Segue aí:

- 1,5kg a 2kg de costela bovina
- 5 linguiças toscanas (essas de churrasco)
- cebola em rodelas (opcional)

Forre o fundo da panela de pressão com as rodelas de cebola. Coloque a costela nas laterais da panela e preencha com as linguicinhas toscanas. Se desejar, coloque um tablete de caldo de costela ou outro temperinho que preferir e um pouquinho de sal. Mas não é extremamente necessário, pois o tempero da linguicinha é que vai temperar a carne. 




Feche a panela de pressão e cozinhe por aproximadamente 30 a 40 minutos em fogo baixo. O fogo baixo é importante para não queimar!

Tá, mas e a água? Não vai água. Só a cebola e as carnes. Como assim, não vai água? Não precisa. A carne cozinha na própria umidade, todas as gordurinhas da carne e da linguicinha derretem e você terá uma carne macia e saborosa! Se seguir direitinho as recomendações e usar fogo baixo, a cebola não queima, apenas carameliza e forma uma camadinha deliciosa na carne. Servir com farofinha, maionese e salada é uma boa pedida.

RESUMINDO: cortou cebola - colocou na panela: cebola, costela e linguicinhas - tampou e cozinhou por 30 minutos em fogo baixo - pronto!

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário