quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Guacamole

Buenas!

Eu estive ausente por muitos dias, mas agora estou de volta, praticamente mestre (corrigindo a dissertação)
Mas dia 21/11 foi minha apresentação, e como disse uma amiga minha "Pari uma vaca!"
Passei uma semaninha de férias (lavando roupa e visitando pessoas) e agora pude ligar novamente meu computador e buscar as receitas que quero postar aqui

A receitinha de hoje, é que vou fazer para meus pais logo mais, para comer com Doritos e tomar uma cervejinha bem gelada!

Guacamole
(para 5 pessoas)

Ingredientes:


- 2 abacates maduros (pero no mutcho)
- 2 tomates sem pele e sem semente (descascar tomate é coisa que só faço por um guacamole!)
- 1 dente de alho (ou uma colher generosa de pasta de alho)
- 1/2 ou 1 cebola (eu uso meia, porque é sempre o que tem em um potinho na geladeira)
- 1 ou 2 pimentas sem semente (eu coloquei com) pode ser pimenta de cheiro (que não arde quase nada) pode ser dedo de moça ou malagueta que dá aquele ardidinho que eu adoro! (eu fiz com uma pimenta preta/roxa que ganhei de uma amiga mexicana, coloquei umas 3 pimentas secas, e por mim podia ter mais.
- suco de 1 ou 2 limões (eu gosto de comida com bastante limão, e uso 1 experimento e vou acrescentando a gosto)
- 1 colher de sopa de coentro (eu substituo por uma porção generosa de salsinha, que me agrada muito mais que o coentro)
- sal a gosto (uma pitada generosa, já que é salgado)

Há quem coloque requeijão, eu não uso... caso queira colocar, vá agregando e vendo no que dá... fica ao gosto da cozinheira difícil.

Modus Operanti: 


- Abra os abacates removendo o caroço (eu sempre planto os meus - geralmente brotam, mas nunca viraram árvores :/ )
- Retire a polpa em colheradas, ou em cubos e coloque em uma tigela/bowl/pilão ou outra coisa com borda, pra já servir aí...
- Corte o tomate (sem pele e sem sementes), a cebola, o alho e a pimenta em  pedaços quase cubos (eu não me apego a tentar fazer cubos bonitinhos)
- Junta todo mundo no mesmo recipiente do abacate e amasse com um garfo/socador ou o que conseguir deixar uma pasta bem homogênea
- Agora é hora de temperar com o sal, o limão e a salsinha (ou coentro)...

Eu usei a casca do tomate pra enfeitar, e uma salsinha sempre dá um charme (se bem que essa salsinha aí tá meio caída)...

Dica da Cris
Para 2 ou 3 pessoas use metade da receita, ou seja 1 abacate, 1 tomate etc... etc...


Há quem coloque tudo no liquidificador, acrescente o requeijão e *plim*
Mas eu nunca fiz então não sei que bicho é que dá...
Porque eu acho que limpar copo de liquidificador é uó!
E gosto de ir observando os ingredientes se agregando...

A receita manda dar uma colocadinha na geladeira, o limão faz com que o abacate não escureça, mas eu como assim, recém feitinho, e as vezes coloco mais um pouquinho de pimenta moída pra dar uma ardência maior (isso vai da criatividade de cada um. Provando e agregando)

4 comentários:

  1. Ai que vontade!
    Ó só, não recomendo bater no liquidificador pois fica aguado. O esquema é amassar grosseiramente na mão mesmo. Ok?!
    Guarda um pouquinho pra mim... :D

    ResponderExcluir
  2. Quando ela disse que ia fazer pra nós, corri no mercado que já tava fechando, por sorte tinha clientes e DORITOS. Nesse momento estamos acompanhando o preparo da receita.

    ResponderExcluir
  3. Aiiii! Comi muito. Estava uma deliiicia.

    ResponderExcluir
  4. Hummmm, esta receita é tudo de bomm...Ah! Outra coisa, deste jeito que tu faz é o perfeito...inventei de fazer do tal jeito "abrasileirado" e colocar o requeijão..Não fica bom...eu pelo menos não achei..Mas esta que tu fez parece deliciosaaaaa..invejei farei aqui neste final de semana...Eu fiz "panquecas do Júlio" esta semana, para colocar no blog, mas antes que eu pudesse fotografá-las foram devoradas...bjos

    ResponderExcluir