domingo, 27 de novembro de 2011

Moqueca de Surubim

Ontem descobri um lugar MARA pra comprar peixe, na Av. Constantino Nery, perto do Millenium Shopping aqui em  Manaus. É um tio muito atencioso e simpático que vende de tudo, já em filés, muito limpinhos, empacotados e congelados (até carne de arraia e de tartaruga). E o almoço de hoje pedia praticidade em um prato saboroso!




Pseudoplatystoma corruscans, também conhecido como surubim ou pintado, é um peixe de carne saborosíssima e muito prático de se preparar por causa da quase ausência de espinhas. Para este prato, pode ser utilizado em postas ou em filés. E claro, pode ser substituído por outro peixinho que você tiver aí, ou mesmo por frango. Um camarãozinho também vai bem!

Existem várias formas de preparar moqueca, paulista, nordestina, etc. Aí você adapta para o seu paladar. À moda da casa (da minha, rss), você pega uma moquequeira (ou uma frigideira mais alta, ou uma panela mais baixa), coloca um fio de azeite e constrói camadinhas dos seguintes ingredientes: 

Nesta ordem:
- Cebola em rodelas
- Pimentão em rodelas
- Tomate em rodelas
- Filé de peixe (previamente temperado com limão e sal)
- Mais cebola, mais pimentão e mais tomate.

Aí você cobre tudo com leite de coco e coloca por cima de tudo algumas (poucas) colheres de azeite de dendê. 10 minutos com a panela tampada e está pronto. O perfume que vai ficar na sua cozinha é incrível! Salpique por cima: cebolinha, salsinha, alfavaca ou coentro fresco; sirva com arroz branquinho e uma pimenta da boa.

Resumindo: temperou o peixe, cortou os vegetais em rodelas, montou as camadas na panela, cobriu com leite de coco e azeite de dendê e foi!

Dicas:
* Eu gosto de colocar um salzinho entre uma camada e outra pra temperar bem os vegetais, mas é opcional.
* Em vez de coentro fresco, você pode usar as sementinhas de coentro, colocando no início da receita e não na finalização.
* Pode usar pimentão verde, amarelo, vermelho... quanto mais colorido, melhor.
* Você pode acrescentar a esta receita: camarão, lula, castanha de caju...

 Bom apetite!

Um comentário:

  1. Experimenta marinar o peixe cortado em postas meio grossas só no limão uns 5 a 10 min. sem o sal para não desidratá-las; e deixar o leite de coco por último nos finalmente. A idéia das castanhas de caju é muito boa. Show...

    ResponderExcluir