sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Massa caseira

É mais fácil do que você imagina!


E tão mais saboroso... depois que você começa a produzir sua própria massa, aquelas do supermercado perdem totalmente a graça. Let's go... ou... andiamo!

3 ovos
3 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
e só!

A proporção é sempre 1 ovo para 1 xícara de farinha de trigo, podendo aumentar a receita como quiser, sempre obedecendo à proporção. 

Os ovos são misturados à farinha de trigo, podendo esta ser branca ou 50% integral (se colocar mais do que a metade da receita de farinha integral, a consistência da massa muda, não recomendo). Misturou tudo? Ficou seca? Molha a mão em um pouco de água e continua misturando. Nada de colocar água direto na massa. Também não precisa sovar, é só misturar e pronto. Pronto? Põe num pacotinho plástico e deixa descansar por meia hora. Não tem segredo!


Depois de meia hora a massa vai estar no ponto para ser trabalhada. Ah, dá trabalho? Não! Quer dizer, só um pouquinho, mas vale a pena, não desista de ler por aqui. Polvilhe farinha de trigo em uma superfície lisa para a massa não grudar (pode ser a mesa, bancada, ...). Divida a massa em bolinhas e vá esticando-as com um rolo ou na máquina de macarrão. Estique até a espessura que você deseja para a sua massa. 


Depois, se quiser, é só cortar no tamanho e formato que desejar, com uma faca ou na própria máquina de macarrão. Não se desespere se não ficarem padronizadinhos pois a graça da massa caseira é justamente essa. Neste dia, eu fiz talharim para o almoço e guardei um pedaço da massa esticada mais fininha, que foi usada mais tarde pra fazer aqueles pasteizinhos recheados que tiveram como destino uma bela sopa. 

É isso!

Resumindo: 1 ovo + 1 xícara de farinha de trigo + pitada de sal + mão molhada na água. Estica, corta e cozinha ou congela. 

Esta massa pode ir direto para uma panela bem cheia de água fervente, pode ainda ser congelada pré-cozida ou crua. Serve para o talharim, para uma lasanha, para fazer tortei, massinhas recheadas e o que mais a criatividade permitir. 



DICA IMPORTANTE!!! Para cozinhar massas, use uma panela grande bem cheia de água, mais ou menos 1 litro de água para cada 100g de massa. NÃO coloque óleo ou azeite na água, pois a massa absorve e pode ficar pesada. Confie em mim, cozinhando em bastante água, o amido que a massa solta se dilui mais e a massa não vai grudar. 


Buon appetito!

2 comentários:

  1. Nhammmm!!! Vale esticar com garrafa de cerveja, rolo de macarrão, garrafa de vinho... quero fazer uma lasanha com essa massa... já tentou fazer massa de pastel? tem alguma diferença (pra não absorver gordura)...
    Falou a pessoa que se amarra num pastel heheheh

    ResponderExcluir
  2. Já fiz massa de pastel sim, a receita é bem diferente e dá um pouco mais de trabalho. Mas, sinceramente, eu não recomendo, pelo simples fato de que a massa de pastel comprada no supermercado não perde em nada pra caseira, é igualzinha.E olha que já testei 3 receitas diferentes. Claro que aquela massa de pastel da dona Vanda é uma exceção, mas aquela sim deve ter pó de pirlimpimpim!

    ResponderExcluir