domingo, 6 de novembro de 2011

Filé de pirarucu com farofa de pinhão

Ou: almoço norte e sul.

O pirarucu (Arapaima gigas) é um peixe da bacia amazônica, de até 3 metros e 250kg. Em função da pesca predatória e da modificação do ecossistema, a população natural tem diminuído, sendo restrita a pesca durante o período de defeso. Além disso, existem criadores autorizados pelo IBAMA. Queremos acreditar que cada grama de peixe que compramos na feira/supermercado, provém do manejo sustentável. 
Tem grande quantidade de carne, tenra, extremamente saborosa e quase sem espinhas. Do simples filé na chapa aos pedaços secos vendidos como "o bacalhau da Amazônia", o sabor é inigualável. 

Já o pinhão é a rica semente da Araucaria angustifolia, espécie nativa do sul do Brasil que infelizmente figura nas listas de espécies ameaçadas de extinção, também em função da destruição do seu ecossistema. Possui um sabor único e pode ser utilizado em uma variedade de pratos. Tenho uma ligação afetiva muito grande com esta espécie, por trazer lembranças da minha terra e da minha infância. O bacana é separar para plantar alguns pinhões de cada quilo comprado para comer.

A receita a seguir é contribuição da amiga esfomeada Andressa, que soube muito bem unir em um prato, dois sabores incríveis separados pela geografia brasileira!


Pois bem, me apresentando como a esfomeada oficial (tou só eu ali o canto até agora!) e colaboradora esporádica deste blog, aqui está a minha contribuição. Assim como a Carol, por força do destino vim parar em Manaus e descobri a infinidade de sabores provenientes da Amazônia. Até que um belo dia desses, fuçando o que tinha na geladeira (final de mês!) pra fazer o almoço, criei um belo prato que uniu norte e sul: filé de pirarucu com farofa de pinhão!! Este pinhão tem história, minha mãe mandou de SC, tava na geladeira o maior tempão, cozinhamos outro dia e sobrou, aí, o que fazer??? Aí vai a resposta:


1 xícara de pinhão cozido e picado
2 colheres bem cheias de margarina
salsinha, cebolinha e sal a gosto
1 xícara de farinha de mandioca

Primeiro, derreta meia colher de margarina, refogue o pinhão com a cebolinha, salsinha e sal. Depois, acrescente o restante da margarina e quando derreter, adicione a farinha, mexendo sempre. Fica uma farofa úmida mesmo. 

Depois, é só temperar o filé de peixe, eu uso sal, limão e uma pitadinha de curry (devia morar na Índia, porque coloco curry até na pipoca!) e fritar em uma colherinha de margarina. Pra acompanhar, arroz (no meu caso é integral) e um suquinho! Bom apetite!






Dessa, eu fiquei na vontade e não resisti: hoje rolou filé de pirarucu aqui em casa também! O meu foi marinado por 15min em suco de meio limão, meia lima da pérsia, alho e sal. Frito em frigideira bem quente untada com óleo, finalizado com shoyu e servido com arroz branquinho.



5 comentários:

  1. Oh vida! só pq não tenho nem pinhão, nem pirarucu! Só tenho o shoyu! hahahaha Como a carne desse peixe é linda né?!

    ResponderExcluir
  2. O Charles fez um peixe assado hj, nossa... se eu tivesse postado a foto...
    Ele também tempera com curry, aliás ele usa curry até no feijão, e fica bom. Parabéns pelo blog, está muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Gente, depois de ler isso..só tenho uma coisa a dizer....PRECISO URGENTE DE PINHÃO!!!!

    ResponderExcluir
  4. Esse peixe tem CARNE, e é uma delícia. O Sr. J. provavelmente leve na mala semana que vem.
    Carol Lobo, mande suas receitas e fotos pra nós! Agora vem cá vc e a Dessa... curry no feijão e na pipoca? É muito amor pelo curry né! Rssss...
    Bjim =)

    ResponderExcluir