domingo, 13 de novembro de 2011

Mingau de tapioca

O café da manhã parece ser a refeição mais importante do dia para o amazonense, e assim deveria ser em todo lugar. Nas casas, padarias, lanchonetes e barraquinhas de rua, encontramos mesas fartas com bolos de milho e macaxeira, tapiocas recheadas ou só na manteiga, sanduíches de tucumã com queijo coalho e banana frita (o famoso x-caboquinho), banana/macaxeira/cará/cará roxo cozidos, sucos, vitaminadas e abacatadas. Também figuram os mingaus, sejam de farinha láctea ou de tapioca. 

 Para fazer a delícia do post de hoje, você precisa:
- Deixar de molho por, no mínimo, 2 horas ou da noite pro dia: 1 xícara de farinha de tapioca em 3 xícaras de leite. Se quiser aumentar a receita, faça sempre nesta proporção, pois a tapioca absorve o leite e incha, se colocar pouco leite, fica ressecada.
- Após hidratar a farinha de tapioca, bater a metade dela no liquidificador com 1/3 de lata de leite condensado e mais 1/2 xícara de leite (caso esteja muito seca). 
- Colocar em uma panela: o creme batido no liquidificador e a outra metade das bolinhas reservadas. Cozinhar por uns 5 minutos em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. 

A farinha de tapioca são estas bolinhas no pacote, diferente da goma de tapioca, que eu explico outro dia.

Dicas: 
- Você pode brincar com a consistência do mingau, reservando um pouco mais ou um pouco menos das bolinhas hidratadas, ou mesmo, bater tudo no liquidificador para obter um creme homogêneo. 
- Adicionar leite de coco e coco ralado também fica uma delícia.
- O melhor mingau de tapioca que já comi foi em uma lanchonete da UFAM, servido quentinho com banana  picada dentro. Mas já comprei um muito bom de um daqueles tios que carregam uma garrafa térmica na garupa da bicicleta e vão servindo mingau por aí (eu ♥ comida de rua).
- Este mingau também é usado para sorvetes e picolés, fica mara!

Bom domingo!  

3 comentários:

  1. Nham! mingau é tudo de bom né!? de tapioca deve ficar bom demais! será que dá pra fazer com aquela tapioca da yoki?

    ResponderExcluir
  2. Cris, eu nunca usei essa, mas olhei no site e acho que é igual. Acho que vale a pena tentar fazer!

    ResponderExcluir
  3. Cris, dá sim..Minha visinha faz é fica diliçaaaa...

    ResponderExcluir