domingo, 6 de novembro de 2011

Cookie de Ovomaltine

Buenas viventes!

Hoje estou com uma vontade incrível de comer doce, sabe aquela gula de domingo?
Fazer o que se eu fui criada tendo sempre um bolo no café da tarde de domingo, mas como hoje estou extremamente atarefada, não vai dar pra fazer nada, apenas para passar uma receita pra deixar todo mundo com "as bicha" atacada!

Cookie de Ovomaltine (olha ele de novo!!!)

Ingredientes:


100g de manteiga em temperatura ambiente (quando compra em tablete fica fácil, fácil saber)
3 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de chá de Ovomaltine (lindo, delícioso, nham!)
1 colher de sobremesa de fermento químico (aquele de bolo)
2 xícaras de chá de trigo
e um tanto bom de açúcar para enrolar os cookies para assar

Ao trabalho! - ligue o forno a 180ºC, pra rolar a pré aquecida básica
(favor não alterar a ordem de entrada dos ingrediente, pode não dar certo - vai por mim!)

*Bata a manteiga com o açúcar até formar aquele creme "dilíça". (na batedeira ou na mão, tanto faz)
*Depois do creme homogeneo adicione os ovos, e bate... ficou lindo? então...
*Acrescente o Ovomaltine e o fermento... mexe que mexe
* Agora acrescente o trigo aos poucos, até formar uma massa que desprenda das mãos (nessa hora, com a mão bem limpinha, pode colocar a mão na massa, de verdade! é divertido!)


Modele as bolinhas (dá em torno de 40)
passe no açúcar, (tipo enrolar brigadeiro)

E numa forma untada e polvilhada com um pouco de açúcar, colocar as bolinhas, dando um espaço de 2cm entre elas,
Dê uma apertadinha em cima da bolinhas (não precisa achatar muito)
E leve ao forno pré-aquecido a 180ºC
Asse por 10 minuto (sim, sim é rapidinho, a coisa mais querida!)
Cuidar bem esse tempo para ficar crocante por fora e úmido por dentro!


Dicas da Cris:


*Dá para fazer com margarina, vi em algum lugar que 100g de margarina é igual a 6 colheres de sopa, e meia, quase inteira (mais ou menos hahaha)
considere que cada colher de margarina dá uns 15g, para 100 = 6 colheres + 10g

*Não precisa fazer bolinhas grandes porque eles se esparramam lindamente e ficam grandões
Como eles são quase todo de manteiga, ela derrete com o calor e as bolinhas se esparramam mesmoooo!
Eu acabei assando em duas partes, porque rende bem...

*Há quem enfarinhe a forma (com trigo), mas eu não quis ficar com o cookie enfarinhado :P
Na verdade um ou outro grudaram um pouquinho... mas é só tirar com amor e carinho que ele vem

*Espere esfriar bem antes de colocar num pote, pra não amolecer! Se der tempo de guardar!

Eu aconselho a fazer quando estiver sozinha(o) em casa... porque você vai querer comer tuuuudoooo sozinha (o), e se ninguém ver que tinha, não vão ficar bravos com você!


Vou voltar ao meu domingo estressante, mas com a certeza que deixei "alguéns" com vontades deliciosas!!!

ps.: Logo virá a "Carne de Panela da Dona Argentina (minha avó) aperfeiçoada por Dona Márcia (minha mãe)"
Aguarde e confie!

3 comentários:

  1. Como viver sem esses cookies? Farei essa semana ainda...

    ResponderExcluir
  2. genteeeem eu falo em adicionar os ovos, mas não digo quantos ovos...
    e ninguém viu? caramba!
    nesse aih eu coloquei 2 ovos, mas a receite pede só 1
    PERDOEM-ME!

    ResponderExcluir