terça-feira, 22 de novembro de 2011

Escabeche de sardinha.


Estou aproveitando o silêncio e a inspiração para postar mais delicinhas e ficar em dia com o blog.
Meu marido tem muitos amigos que trabalham com pesca, e cada vez que um deles chega, sempre vai apanhá-los no porto..e isso sempre mantém nosso freezer lotado de peixes e outros frutos do mar, e é tanto que preciso ser criativa para preparar tudo sem ser repetitiva, fugindo do peixe frito ou assado.
Para quem gosta de muito tempero e de peixe, a receita é um prato cheio, sem falar que na minha modesta opinião é delicioso. E pensar que tem muita gente que não dá valor as pobres sardinhas, é porque não imaginam do que elas são capaz. Chega de papo, vamos a receita.

Ingredientes:
1kg de sardinhas limpas,
2 cebolas cortadas em rodelas;
3 tomates cortados em rodelas;
2 pimentões verdes cortados em rodelas também;
3 folhas de louro,
6 dentes de alho cortados, adivinhem? Em rodelinhas;
Cheiro verde à vontade;
1 copo de azeite;
1 copo de vinagre;
Pimenta do reino à gosto;
Sal à gosto.

Para o preparo:
Em uma panela de pressão faça uma camada de cebolas, tomate, pimentões e sardinhas e vá montando as camadas sucessivamente, finalize com a camada de cebola, tomate e pimentões e só então acrescente o alho, o sal, pimenta do reino, cheiro verde picadinho,as folhas de louro, o azeite e o vinagre, se preferir mais azedinho coloque mais vinagre, fica a seu critério. Ah! Se não gostar do pimentão também pode tirar..mas acredite! Faz toda a diferença...NÃO VAI ÁGUA...Feche a panela de pressão e leve ao fogo, depois que começar a "chiar", conte 30 minutos e desligue. Só abra a panela depois de totalmente fria, portanto desligue e esqueça dela, até que esteja fria, se abrir antes o peixe se desmancha.
Eu usei torradas para servir, mas isso fica a seu critério..é só usar a imaginação.

BOM APETITE!

Obs: Há quem diga que o nome desta receita não é escabeche, pq dizem que o escabeche e preparado com molho de tomate... mas esta receita me foi apresentada assim, como escabeche...Porém tenham a certeza de que o nome é o que menos importa..rs
Beijinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário