quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Bolo de Ovomaltine

Boa tarde!


Hoje a receita é pra quem quer um café da tarde sensacional e muitos elogios!!! Afinal, com ovomaltine nada fica ruim (eu tenho uma receita de cookies de ovomaltine que é de comer de portas trancadas- babei só de lembrar)

Vão me dizer "mas que dificuldade é essa, usando ovomaltine em bolo???" Pois é, há tempos queria fazer uma nega maluca, mas achocolatado faz tempo que não entra na lista de compras (tá caro! tá caro!)
E dia desses revirando o fundo de uma gaveta, pra ver se achava uma lata de sardinha pra salvar o almoço (eu sou desempregada gente!),  eis que reluz aquela embalagem laranja escrito "Flocos Crocantes", do lado dele um pacote meio tímido de trigo, fermento, ovo tinha na geladeira e essas coisas que nunca faltam (depois desse bolo estão em falta - vou pedir bolsa família em breve!)

Eis a receita de hoje
Bolo de Ovomaltine


 o bolo fica um pouco menor que os outros, se quiser que fique alto, usar uma forma menor que a de costume


Ingredientes
1 e 1/2 xícara de açúcar refinado
2 ovos
2 xícaras de trigo
1 xícara de OVOMALTINE (nham!)
1 xícara de óleo (eu usei meia, porque o óleo acabou - deu certo!)
1 xícara de leite morno
1 colher (de chá) de fermento em pó

Modus operanti
ligue o forno para dando aquele pré-aquecida básica 180ºC
*  Bata os ovos na batedeira, e vá juntando o açúcar, e deixe bater  até formar uma massa ( enquanto isso: dê aquela untada e enfarinhada na forma amiga)
*  Depois junte o trigo e o ovomaltine (não se espante, vai ficar quase uma farofa)
* Com a batedeira desligada (ou em velocidade baixa) acrescente o leite morno  (eu não fiz isso e me respinguei um pouco)
* Deixa bater até ficar bem misturadinho (velocidade baixa, ou na mão mesmo)
* Misture o fermento, e mexa com uma colher, verificando se não ficou nenhum emboladinhos nos cantos da tigela.

Agora é só despejar na forma, colocar no forno e lavar a louça!
40 minutos a 180ºC (depois dos 30 pode ir dar uma espiadinha, e uma furadinha básica, quando o palito sair limpinho, tá pronto)


ps.: Fure em vários lugares do bolo para verificar se está pronto, os flocos crocantes derretidos podem sujar o palitinho, e dar uma falsa impressão que o bolo tá cru.

ps2.: Eu peneirei todos os ingredientes, mas não é necessário! (peneirar ovo é algo que ninguém merece)
Se for peneirar tudo, comece com os secos, se for peneirar o ovo antes do trigo, você vai querer me matar com a colher de pau!

Dica da Cris:
O meu bolo ficou baixinho (usei a forma nossa de cada dia), parecendo Brownie, ainda mais com os flocos crocantes levemente explodidos dentro da massa. Acredito que colocar ou nozes ou castanhas picadas dentro da massa ficará incrível!
Não fiz cobertura, mas pode fazer um brigadeiro mole de ovomaltine, ou normal mesmo.

Mas eu imaginei ele ainda quentinho com uma bola de sorvete de creme (ou de cupuaçú - pra quem pode)
hein? hein? hein?


Aqui em casa ele foi frio mesmo, com aquele cafézinho passado na hora 
A Avaliação aqui em casa foi "A dificuldade é parar de comer"


Espero que gostem da experiência... eu adorei!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário