segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A difícil arte de ser criativa

Buenas!
Cris postanto (KILLA, como queira o google)
Minha história nas artes culinárias não são as mais inspiradoras, e poéticas... Eu também fazia a maionese de domingo, mas preferia lamber o prato... O arroz lá em casa era por conta do micro-ondas, e a receita era a mesma, quase mecânica, nada muito mágico...
O que me deixava maravilhada eram os aromas dos diversos temperos, na maioria das vezes colhidos ali mesmo no quintal, pouco antes da preparação do prato... cebolinha, salsinha, óregano, manjericão, manjerona, até canela tinha no quintal (ia lá raspar uns pedaços da casca pra colocar na poção mágica)...
Mas minhas investidas na cozinha começaram com o livro de receitas para micro-ondas, sim, eu faço de tudo hoje em dia na incrível máquina que gira o prato iluminado... (a companhia de energia agradece)...
Lasanha, pizza, arroz com várias especiarias, brigadeirão e pudim de leite para a sobremesa...

Adoro cozinha prática... mas me amarro em ficar remexendo as panelas, isso eu peguei gosto lá pelos 17/18 anos... faculdade... muita carne moída queimada, muito miojo com mais de 3 minutos, muita mala cheia de lasanha, empadão e etc trazidos da casa da mãe... Esse gosto eu peguei com a Carol, a partir do dia que ela disse "vamos fazer uma torta com essas maçãs?"
E eu pensei "Como assim? as tortas não nascem em padarias ou nas cozinhas coloridas das avós??? São feitas a base de pó de pirlim-pim-pim?" Jurava que as latas de aluminio da minha avó eram cheinhas de pó de pirlim-pim-pim... e a ainda acho!
Logo após isso, estava habil em fazer carne de panela, bife acebolado, carne moida (saborosa e não queimada), entre tantas outras coisas carnivoras...
Eis que então surge um namorado que não come carne vermelha, e desde então, venho me especializando nos pratos a base de frango, sardinha e atum (em lata)
Na cozinha, se o preparo leva mais de 1 hora, eu nem começo... gosto de pratos rápidos e com condimentos certos...

Meu negócio é degustar bebiveis... café, chimarrão, chá, cervejas diferentes, vodkas divertidas, batidas sensacionais, vinhos baratos (em casa), vinhos caros (na casa do sogro) entre outras coisas... Só não gosto de refrigerante!


Minha dificuldade no momento é ter que entregar a dissertação de mestrado e não ter tempo para experimentar tudo o que posso fazer... colocar minhas habilidades bioquímicas em ação no bar ou na cozinha...

Dica de hoje:
Café!
Sim, uma das minhas bebidas favoritas (logo após a água mineral)

Bom, eu aderi ao filtro 100 depois que comecei a tomar café da manhã sozinha
diz aí se não é uma gracinha!
A receita é simples,
 filtro 100, 
1 medida de café extra-forte (daquelas de cafeteira, deve dar uma meia colher, daquelas de mãe, ou seja, uma colher de sopa rasa)
Eu coloco o leite quente até a metade da caneca e passo o café em cima... é quase um café expresso na dificuldade...
daí só adoçar e degustar, o legitimo café passado na hora!

Curiosidade: Os compostos ativos do café (aqueles que fazem um bem danado) começam a se perder após 15 minutos do café passado.... por isso, o café da garrafa não é tão poderoso quando o feito na hora... 
Mas tem o seu valor...

Para os dias de frio: canela que dá um calor delícia e te deixa mais alerta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário