sexta-feira, 4 de maio de 2012

"Hambúrguer de Soja" ou quase isso...

Buenas!!!

Olá Pessoas!
Continuo na minha luta diária!
E no cardápio a soja nossa de quase todo dia, e a bicha (soja) é divertida, mas as vezes a ideia falta...

Bom, as imagens do strogonoff  "se sumiram-se", mas cumpro minha promessa de nova receita com o hambúrguer que fez o maior sucesso aqui em casa!!!

O "quase isso" do título, é porque eu fiz da primeira vez como se fosse bolinho, ou almondegas e vi que dá pra variar bastante com essa receita 'diliça'.


Então, vamos lá!

Ingredientes
1 xícara de proteína de soja texturizada média
10 gramas de manteiga (meia colher)
e ou um tanto de Queijo ou alguma coisa com um pouco de gordura, pra ajudar na 'liga'
2 ovos
1 xícara de trigo

Modus Operanti


-Hidratar a soja, faça um refogado gostoso, como na receita anterior, com os temperos que quiser, cebola, alho, salsinha e nesse do dia eu coloquei tempero de feijão na hora da hidratação... não é que ficou bom?!
-Cozinhar, quando quente adicionar a fonte de "liga", na foto adicionei manteiga e 2 'polenghinhos' com sabor (queijo gorgonzola e pizza), mas em outro momento eu fiz com queijo de verdade e sem manteiga (deu certo!)
-Cozinhar até secar, deixar esfriar (pode ser na geladeira, se tiver pressa) - O da foto não secou direito e ficou molenga, deu um trabalhinho na hora de fritar
-Depois de frio adicionar os ovos, mexer bem
-Adicionar o trigo aos poucos e ficar de olho no ponto.
Não pode ficar muito duro... eu acho que pode ficar desagradável!

-Fritar com pouco óleo (fazer direto na frigideira antiaderente, sem óleo, não funcionou pra mim)
- Coloquei no óleo quente uma ou duas colheres da mistura, fazendo da grossura e tamanho que desse na 'telha', sem mistério, não muito fino, claro!
E plim, está pronto! Caso esteja mole demais, coloque um pouco mais de trigo (de pouquinho em pouquinho se acha o ponto - o da foto está mole demais)
clica que fica grandão!
Essa receita me rendeu cerca de 10 hambúrgueres. Que esquentei no dia seguinte no Grill (sem óleo) e ficou perfeito!!! 

Dica da Cris:
Além do hambúrguer tradicional no pão, pode ser o "bifinho" do dia... junto com arroz e salada, compõe um prato lindo e saudável!
A utilização da gordura é porque, um dos fatores dos hambúrgueres de carne darem certo é a gordura da carne, a soja sozinha não ajuda muito na hora da "liga", o que faz ter que adicionar muita farinha de trigo e mais ovos, o que pode deixar o hambúrguer sem graça e com jeitão de "Pãozinho" (já fiz receita com 1 ovo e 1 clara de ovo, mas tinha um belo pedaço de gorgonzola da promoção - recomendo!!!)  


Sanduba mordido e cerveja tomada!
Não deu tempo de esperar o flash!
Caneca que ganhei da Carol e do Julio ADORAMOS!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário